CASE STARTUP TURISMO
Redesenho da experiência do turismo assistido em cidades e resorts

Uma startup Travel Tech que ajuda os viajantes a melhorar suas experiências de viagem nos destinos, ao mesmo tempo em que fomenta a inovação e crescimento das ofertas locais tinha um grande desafio de negócio.

Redesenhei a experiência de uso das plataformas, para atender aos novos objetivos de negócios da startup.


ESCOPO DE ATUAÇÃO

Redesenho da plataforma para que os usuários tivessem a melhor experiência possível durante a estadia no destino.

Facilitação do acesso às informações, pelos hóspedes, sobre a programação dos resorts independente do canal utilizado.

Otimização da tomada de decisão pelos viajantes, ao planejar e escolher as melhores atrações em seus destinos antes e durante a experiência.

Disponibilização de dados para parceiros e estabelecimentos nos destinos, contribuindo com suas decisões estratégicas de negócios em tempo real.
PROBLEMAS & DESAFIOS

Os primeiros MVP's criados, anteriormente, não tiveram uma boa aceitação por serem apenas um catálogo com atividades e estabelecimentos comerciais, baseados em informações, muitas vezes obsoletas.

A forma de montar um roteiro era estabelecida apenas por um filtro desse conteúdo e por alguns perfis, como família, amigos etc., o que não criava flexibilidade para atender as reais expectativas de diferentes viajantes.

Era necessário aprofundar a experiência no destino e mapear micro roteiros dentro dos destinos para otimizar o tempo do viajante, ao pré-selecionar as suas atrações / programas dentro do tempo disponível durante a viagem.
ENTENDIMENTO & IDEAÇÃO

PROCESSOS UTILIZADOS
_ Imersão no destino 
_ Pesquisa de campo e mapeamento de pontos turísticos e atrações
_ Entrevistas com turistas, sec. de turismo e comerciantes locais
_ Shadowing em quiosques turísticos
_ Visita em estabelecimentos para estudo de fluxo
_ "Cliente oculto" em grandes eventos
Para reestudar o produto foi necessário fazer uma total imersão no universo da startup, e para isso ficamos durante uma semana na cidade onde o MVP da nova solução iria rodar. Foram dias entrevistando turistas, conversando com estabelecimentos comerciais, entendendo a demanda do turismo local e as oportunidades de negócios em relação ao fluxo de pessoas, em datas específicas do ano, para o mapeamento de hipóteses de negócios para solucionar dores reais. Observação de turistas nos quiosques em busca de informação também foi uma oportunidade única para diagnosticar o comportamento de vários tipos de viajantes.

Outra relevante etapa foi a possibilidade de fazer o papel de "cliente oculto" em eventos e atrações turísticas, dentro da cidade, onde foi possível mapear as dificuldades, pela perspectiva do turista, e assim antecipar soluções para deixar a experiência dos viajantes ainda mais aderentes às suas expectativas e níveis de satisfação.
Com todas as informações coletadas, começamos o trabalho de redesenho da plataforma contemplando todos os aprendizados dessa imersão. Em conjunto com o time da startup, surgiu a ideia de trazer o conceito de Playlists para o universo do turismo, na forma de otimizar o tempo do viajante no destino, um conceito que foi muito bem visto por aceleradoras e foi inserido na etapa de Pitch da startup.

A validação com usuários foi muito bem sucedida e novas possibilidades foram abertas, a partir do interesse da solução por uma famosa rede de resorts. A nova solução conseguiu expandir os negócios para micro experiências, que vêm alavancando o processo de crescimento da empresa nas ultimas rodadas de investimentos, graças ao reestudo do produto focado na experiência do usuário.
PROTOTIPAÇÃO & VALIDAÇÃO

PROCESSOS UTILIZADOS
_ Workshops de co-criação (turistas, guias e agências)
_ Crazy8 - Wireframes low & hi fidelity
_ Revisão da jornada do usuário
_ Criação do protótipo MVP
_ Testes com usuários e ajustes finais
_ Criação de Pitch de negócios para aceleradoras
ENTREGÁVEL PORTAL GUIDE121
NOVO PORTAL

ANTES

O site funcionava apenas como um catalogo de atrações cadastradas manualmente, baseadas em informações do Tripadvisor e sem a possibilidade de criar roteiros, realizar compras ou receber notificações sobre atrações ou oportunidades.

DEPOIS
Um novo portal dinâmico foi criado, onde é possível escolher o destino, saber sobre cada atração, evento, playlists, ter acesso a informações curadas pela equipe Guide121 e a um chatbot disponível 24h para o esclarecimento de dúvidas e coleta de sugestões.
NOVA FORMA DE EXIBIR CONTEÚDO

ANTES
Sistema de busca do portal era muito simplista e não fazia nenhum tipo de relação por agrupamento ou distância entre atrativos, o que dificultava o planejamento por parte dos viajantes, principalmente os que não conheciam o destino previamente.

DEPOIS
Aqui as playlists são uma sequência de locais/atrações, dentro de um contexto que faça sentido para os interesses do usuário e otimize o seu período de viagem, em termos de tempo, preferência e localização, ajudando ele a aproveitar, ao máximo, o destino e as experiências disponíveis nele.

O Conceito de Playlists
Uma lista de experiências desenhada para o viajante aproveitar cada momento da viagem em diferentes contextos e de acordo com seu perfil, descrito no momento do cadastro.
ENTREGÁVEL SOLUÇÃO APP/MOBILE/PWA
NOVO LAYOUT

HOME

Uma home dinâmica, com conteúdo voltado aos interesses do usuário, direcionada por geolocalização, mostrando as playlists e atrações disponíveis no dia ou no período da busca.

Navegação fácil e acessível para explorar o conteúdo do destino, criar ou acessar roteiros já criados previamente, por meio do website (versão desktop).
PLAYLIST
Acesso às playlists com as atrações compostas por ela, com sugestão de tempo de permanência, localização, sequenciamento e fotos para o usuário já saber o que esperar do local que pretende visitar.

Todas as playlists são atreladas aos interesses pessoais de cada um, capturados no momento do cadastro e cruzados com outras informações da localidade, em momentos oportunos, ao longo da experiência.

O Conceito de Playlists
Uma lista de experiências desenhada para o viajante aproveitar cada momento da viagem em diferentes contextos e de acordo com seu perfil, descrito no momento do cadastro.
NOVA PÁGINA DE ATRAÇÕES E EVENTOS

ATRAÇÃO

Todas as informações sobre as atrações são disponibilizadas em tempo real, diferente de uma consulta no Google ou Tripadvisor onde o usuário se baseia em possíveis informações já obsoletas.

Informações como localização, horários de funcionamento e possibilidade de compra de ingresso online, por exemplo,  também estão disponíveis na descrição de cada uma das atrações.
NOTIFICAÇÕES REAL TIME

PREVISIBILIDADE

Ao utilizar o roteiro criado ou apenas favoritar atrações, playlists ou eventos, o próprio aplicativo avisa o usuário com antecedência, caso exista alguma mudança meteorológica, de data ou horário, ou até mesmo o cancelamento do evento, para não ocorrer nenhum tipo de frustração durante a experiência.

Pushes também eram oportunidades para os estabelecimentos locais, ao oferecer vantagens para usuários que já tinham incluído seus serviços ou atrações em suas  playlists ou roteiros.
ROTEIROS CUSTOMIZADOS
Ao criar um roteiro, o aplicativo guia o usuário por meio de algumas etapas rápidas para oferecer a ele a possibilidade de pré- customização baseada em suas informações pessoais e preferências já cadastradas. Desta forma, no destino ele poderá seguir com as sugestões apresentadas e contar com assistência durante toda a viagem, aproveitando ainda todas as facilidades que a plataforma oferece, relacionada a dicas, descontos e assistência online 24 horas!
ENTREGÁVEL PORTAL WHITE-LABEL RESORT/HOTÉIS
Para atender ao modelo de micro experiências, em resorts ou parques, foi criada uma versão do portal e do aplicativo Guide121 White-label, onde as plataformas assumem o visual e a linguagem do cliente corporativo, para disponibilizar todo o conteúdo aos seus usuários, por meio de versões web, mobile, totem, whatsapp (chatbot). O mesmo conteúdo também pode ser acessado pelo site e app oficial da Guide121.
FIDELIZAÇÃO
Uma forma de atender as marcas que valorizam a conexão de seus serviços a uma plataforma que fideliza e atende as reais necessidades de seus públicos.
MOTOR DE DADOS
Os dados gerados dão mais poder de decisão aos negócios de hospedagem para solucionar melhor as "dores" de seus usuários e oferecer serviços cada vez melhores, de acordo com seus perfis e preferências.
INTEGRAÇÃO
Mais uma forma de receita encontrada pela startup para ajudar o cliente corporativo a rentabilizar seus serviços, sem onerar o usuário final pelas facilidades digitais adicionais.
CUSTOMIZAÇÃO
Sistema White-label construído para permitir, em pouco tempo, a personalização das plataformas digitais, atendendo rapidamente a alta demanda da start-up, de seus clientes corporativos e de seus usuários.
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