CONTEXTO
Conhecida pelo processamento de cartões e também pelos serviços Bank as a Service (BAAS), via
micro serviços (api's), uma grande empresa de meios de pagamentos tinha a necessidade de ampliar o valor
agregado aos produtos oferecidos a seus clientes.
SOLUÇÃO
Estruturar a area de UX dentro da
empresa, para expansão do leque de serviços e produtos oferecidos, atuando de forma consultiva nos Squads de
clientes para gerar insumos para potencializar novos negócios.
OBJETIVO DO PROJETO
- Agregar
valor aos serviços prestados pela empresa.
- Pesquisar novas funcionalidades no segmento BAAS.
-
Testar e validar novos fluxos dentro de aplicativos de clientes que utilizavam a solução white label oferecida
pela empresa.
MEU PAPEL
Design de produto, gestão e pesquisa.
TEMPO DE PROJETO
6
meses.
Repetições conforme a necessidade do projeto
Uma adaptação da metodologia Design Sprint, inserida na rotina dos squads da empresa, visando as possibilidades de abertura de atuação e viabilidades técnicas de cada projeto.
- Simples o suficiente para aplicação em diferentes contextos de projetos e níveis de proficiência dos
profissionais envolvidos;
- Abrangente o suficiente para dar conta das mais diferentes necessidades dos
perfis de clientes atendidos pela empresa.
SQUAD
PERNANBUCANAS
Revisão de fluxo de cadastro de novos usuários.
Durante a pré-venda de um grande show que dava vantagens a portadores do cartão da bandeira Elo, foi
encontrado um problema no fluxo de abertura de novas contas.
A partir do novo Ciclo de Design,
consegui em pouco tempo avaliar uma solução e propor ao cliente uma correção que foi testada e aplicada,
evitando a rejeição por grande parte dos usuários que sofriam com esse "bug" e não conseguiam
completar o cadastro inicial de abertura da conta digital, podendo ainda usufruir de todos os serviços
oferecidos pela solução, além da compra de ingressos (parte de uma grande campanha de ativação) com seu
cartão virtual.
SQUAD
YOUCOM - RENNER
Criação de conta digital híbrida.
SQUAD
CARTÃO DIGIO
Implementação de nova funcionalidade.
Um novo serviço foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da empresa e, em parceria com o cliente, conduzi
um teste A/B para checar qual seria a aceitação dessa nova funcionalidade. Criei um fluxo alternativo onde
um grupo de usuários seriam impactados por essa nova feature do aplicativo.
Considerando o novo
Ciclo de Design, consegui medir, durante um mês, o nível de uso, capturar alguns erros e fazer ajustes antes
de fazer o release para o restante da base de usuário, validando a nova api, e consolidando, assim, esse
novo micro serviço antes de ser ofertado para os demais clientes da empresa.
SQUAD
TOKPAY - TOK&STOK
Criação do cartão virtual da loja.
Com o objetivo de agilizar o processo de compra nas lojas Tok&Stok, criou-se o cartão virtual da marca, acessado pelo aplicativo de conta digital (white label customizado), onde o cliente da loja, de uma forma simples, podia efetuar compras parceladas e ter diversos benefícios como descontos em faturas e cashback. Testei o aplicativo durante um mês em uma loja em São Paulo, e devido à grande aceitação, se tornou o aplicativo oficial da rede.
MODELO ORGANIZACIONAL IMPLEMENTADO: HUB DE UX
Para atender aos diferentes times que existiam dentro da estrutura da empresa, participei da criação da
estrutura de um hub de profissionais da área de Design. Os integrantes podiam ser conectados em frentes/squads
onde atuavam com demais integrantes do time de desenvolvimento e gerenciamento. Todos integrantes ficavam sob
supervisão e acompanhamento dos Gestores da área de Experience, que tinham a visão de todos os projetos em
andamento na empresa.
Os Gestores da área (Lead e GP de UX) conduziam os Ciclos de Design em sua
totalidade ou em etapas. Os demais profissionais poderiam ser realocados em outros projetos, conforme
demandas, expertises, etc. Criamos ritos internos onde todos os intrigantes do hub trocavam informações sobre
os projetos que atuavam, incluindo feedbacks, suportes e contribuições, que fomentavam e geravam discussões
sobre as melhores práticas, potencializando ainda mais o crescimento da cultura de UX dentro da empresa.
Dentro dos modelos de maturidade de UX possíveis de serem adotados em uma empresa multidisciplinar, durante um período de aplicação de seis meses, foi possível constatar uma mudança perceptível do nível de "Interessado" para o "Praticado" na maior parte dos Squads internos, o que demonstrou uma grande evolução para um período relativamente curto, e um resultado muito satisfatório para um início de mudança de cultura, com tantos desafios enfrentados ao semearmos movimentos como este, envolvendo ainda a conexão entre áreas diferentes e alocadas geograficamente em estados diferentes.
A oportunidade de propor e atuar diretamente no modelo de organização dos trabalhos de ux dentro da empresa,
na busca de oferecer mais valor aos clientes atendidos, foi um grande aprendizado. Em pouco tempo de atuação
foi possível ver uma diferença nítida em como o assunto era tratado dentro do dia a dia de desenvolvimento
das soluções oferecidas, mas mesmo assim existia um caminho longo a ser percorrido por todos.
O
esforço de implementar uma cultura de UX de forma pró ativa, precisa de um apoio das areas que direcionam a
empresa em conjunto com a busca pela maturidade do time. Ao encontrar obstáculos nesse processo, cabe ao
design, gerar insumos para suportar essa mudança, seja validando hipóteses através de estudos, realizando
testes com usuários e coletando métricas para apresentar de forma embasada os motivos para isso e aos poucos
alinhar a visão do time em um objetivo comum.