João Passini
Line 15
medium.com/@joaopassini
Brasil
Line 22

Redesenho do turismo

assistido.
voltar
Line 23
Guide121

CONTEXTO
A plataforma inicial da Startup não tinha uma boa aceitação por ser apenas um catálogo com atividades e estabelecimentos comerciais, baseados em informações, muitas vezes obsoletas. A criação de roteiro não tinha flexibilidade para atender as reais expectativas de diferentes viajantes.

SOLUÇÃO
Aprofundar a experiência em um destino e mapear micro roteiros para otimizar o tempo do viajante, ao pré-selecionar as atrações e locais de interesse durante uma viagem.

OBJETIVO DO PROJETO
- Revalidar o conceito de acordo com os objetivos de negócio da Startup e coletar dados para potencializar parcerias comerciais.
- Testar hipóteses com usuários reais para entender suas motivações e dores.

MEU PAPEL
Design de produto e pesquisa.

TEMPO DE PROJETO
4 meses.

Rectangle 7923
image 51

PROBLEMAS & DESAFIOSOs primeiros MVPs, essencialmente catálogos de atividades e estabelecimentos com dados desatualizados, tiveram recepção negativa devido à personalização limitada e falta de flexibilidade nos roteiros. Foi percebida a necessidade de melhorar a experiência do viajante, introduzindo micro roteiros que otimizem o uso do tempo, permitindo escolhas antecipadas de atrações e atividades.

Group 2508
Entendimento e Ideação
Line 32 image 55 image 56 image 57

• Imersão no destino
• Pesquisa de campo e mapeamento de pontos turísticos e atrações
• Entrevistas com turistas, sec. de turismo e comerciantes locais
• Shadowing em quiosques turísticos
• Visita em estabelecimentos para estudo de fluxo
• "Cliente oculto" em grandes eventos

Para aprimorar o produto de uma startup, foi realizada uma imersão completa na cidade do novo MVP por uma semana. Esse período envolveu entrevistas com turistas, diálogos com comerciantes locais, análise da demanda turística e identificação de oportunidades de negócio baseadas no fluxo de visitantes em datas específicas. Observações diretas de turistas em busca de informações nos quiosques e a experiência de atuar como "cliente oculto" em eventos e atrações turísticas proporcionaram insights valiosos sobre o comportamento dos viajantes e suas dificuldades, permitindo antecipar soluções que alinhassem a experiência de viagem às expectativas e satisfação dos usuários.

Prototipação e validação
Line 33 image 58 image 59 image 60

• Workshops de co-criação (turistas, guias e agências)
• Crazy8
• Revisão da jornada do usuário
• Criação do protótipo MVP
• Testes com usuários e ajustes finais
• Criação de Pitch de negócios para aceleradoras

Após coletar informações valiosas, iniciei o redesenho da plataforma da startup, incorporando os aprendizados adquiridos durante a imersão. A equipe e eu introduzimos o conceito inovador de Playlists para o turismo, visando otimizar o tempo dos viajantes nos destinos. Essa abordagem foi bem recebida por aceleradoras e incorporada ao Pitch da startup. A validação com os usuários teve sucesso, abrindo novas oportunidades de negócio com uma rede de resorts. Essa nova solução, focada em micro experiências, impulsionou o crescimento da empresa e atraiu investimentos, destacando a importância do redesenho do produto com foco na experiência do usuário.

image 63
Nova experiência de uso

O portal foi transformado de um simples catálogo de atrações, anteriormente alimentado manualmente com informações do Tripadvisor e sem funcionalidades interativas, para uma plataforma rica em recursos. Agora, permite aos usuários escolher destinos, conhecer detalhes sobre atrações e eventos, acessar playlists e informações curadas pela equipe Guide121, além de contar com um chatbot 24h para esclarecimento de dúvidas e coleta de sugestões. A nova forma de exibir conteúdo superou o antigo sistema de busca simplista, introduzindo playlists que organizam locais e atrações de forma lógica, considerando interesses, tempo, preferências e localização do usuário, facilitando o planejamento da viagem e a maximização da experiência no destino.

Group 2506 Group 2518 image 62
O Conceito de Playlists

Uma lista de experiências desenhada para o viajante aproveitar cada momento da viagem em diferentes contextos e de acordo com seu perfil, descrito no momento do cadastro.

Novo aplicativo
image 50

O novo layout do portal oferece uma experiência mais contextualizada, focando nos interesses do usuário e usando a geolocalização para mostrar playlists e atrações disponíveis. Facilita a navegação para explorar conteúdo, criar ou acessar roteiros. As playlists, personalizadas conforme os interesses registrados no cadastro, sugerem tempo de permanência, localização, sequência e fotos, proporcionando uma prévia do que esperar. A nova página de atrações e eventos fornece informações atualizadas em tempo real, incluindo localização, horários de funcionamento e compra de ingressos online. Notificações em tempo real alertam sobre mudanças climáticas, de datas, horários, ou cancelamentos, evitando frustrações. Estabelecimentos locais também usam notificações para oferecer vantagens, melhorando a experiência do usuário.

Solução white label

Para atender ao modelo de micro experiências, em resorts ou parques, criei uma versão do portal e do aplicativo White-label, onde as plataformas assumem o visual e a linguagem do cliente corporativo, para disponibilizar todo o conteúdo aos seus usuários, por meio de versões web, mobile, totem, whatsapp (chatbot). O mesmo conteúdo também pode ser acessado pelo site e app oficial da Guide121.

image 53 image 61

FIDELIZAÇÃO . INTEGRAÇÃO . MOTOR DE DADOS . CUSTOMIZAÇÃO

Ter a visão de negócio pela perspectiva do empreendedor e conseguir encontrar o equilíbrio entre os objetivos de negócios buscando solucionar as dores dos viajantes foi uma experiência muito desafiadora e rica em minha missão como designer de experiência. Viver diferentes situações como um viajante foi essencial para um desenho de solução mais aderente a realidade.

Tive a oportunidade de conduzir muitos processos de descoberta e necessidade de adapta-los a realidade acelerada de uma Startup em crescimento pelas pressões da realidade de negócio quem nem sempre temos contato. O resultado foi muito satisfatório para essa rodada de validações, que trouxe muito mais tração e informações para o negócio, abrindo portas para novas oportunidades de crescimentos dentro do ecossistema de turismo.

Aprendizados